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sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

informação sobre o teste intermedio (no dia 28 de janeiro)

Projecto Testes Intermédios 2010-2011

3.º Ciclo


OBJECTO DE AVALIAÇÃO
O teste intermédio de Língua Portuguesa tem por referência o Programa de Língua Portuguesa em
vigor e o Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais.
O teste intermédio permite avaliar competências passíveis de avaliação em prova escrita de duração
limitada, enquadradas em domínios, e os conteúdos a elas associados, no âmbito do Programa da
disciplina para o 3.º Ciclo do Ensino Básico.
Relativamente aos conteúdos do domínio da Leitura Orientada previstos no Programa do 3.º Ciclo, o
teste intermédio não integrará itens sobre a leitura das obras que constituem o corpus obrigatório do
9.º ano. Também não serão objecto de avaliação os conteúdos de Conhecimento Explícito da Língua
específicos do 9.º ano.
Nos itens da prova relativos ao Conhecimento Explícito da Língua, são usados termos comuns ao
Programa, ao Currículo Nacional do Ensino Básico e ao Dicionário Terminológico em linha
(http://dt.dgidc.min-edu.pt). Os alunos podem usar termos das diferentes terminologias constantes
destes documentos.
O teste tem os seguintes domínios, competências e conteúdos como objecto de avaliação:

A) DOMÍNIOS E COMPETÊNCIAS

LEITURA E ESCRITA

· Reconstrução do significado de textos em função da relevância e da hierarquização das suas
unidades informativas;
· Avaliação do significado e da intencionalidade de mensagens em discursos variados;
· Relacionação de textos com contextos de produção;
· Domínio de estratégias que permitem desfazer ambiguidades, deduzir sentidos implícitos e
reconhecer usos figurativos;
· Organização e correcção da expressão escrita.
CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA
· Conhecimento sistematizado da estrutura e do uso do Português padrão.
ESCRITA
· Domínio do processo de escrita, no seu uso multifuncional.
B) CONTEÚDOS

LEITURA ORIENTADA

· Texto narrativo;
· Texto poético;
· Texto dramático;
· Outros textos
.
CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA

· Texto;
· Estrutura da frase;
· Classes de palavras;
· Relações entre palavras;
· Processos de enriquecimento do léxico;
· Modos de representação do discurso;
· Pontuação;
· Ortografia.
ESCRITA PARA APROPRIAÇÃO DE TÉCNICAS E DE MODELOS
· Planificação, construção e apresentação de texto.

CARACTERIZAÇÃO DO TESTE

O teste intermédio de Língua Portuguesa apresenta três grupos de itens.
No Grupo I, avaliam-se competências nos domínios da Leitura e da Escrita. Este grupo apresenta três
partes.
As partes A e B integram, cada uma, um texto que constitui o suporte de itens de selecção e de itens
de construção. Cotação: de 38 a 40 pontos.
A parte C integra um item de resposta extensa (de 70 a 120 palavras). Este item pode ter como
suporte o texto da parte A, o texto da parte B ou um outro texto. Cotação: de 10 a 12 pontos.
No Grupo II, avaliam-se competências no domínio do Conhecimento Explícito da Língua, através de
itens de selecção e de itens de construção. Cotação: 20 pontos.
O Grupo III, que permite avaliar competências no domínio da Escrita, é constituído por um item de
resposta extensa. Este item apresenta orientações no que respeita à tipologia textual, ao tema e à
extensão (de 180 a 240 palavras). Cotação: 30 pontos.
O teste pode incluir itens da tipologia descrita no quadro seguinte.
Informação N.º 2 – Língua Por tuguesa – 3.º Ci clo 3/3

Quadro 1 – Tipologia, número de itens e respectiva cotação

Tipologia de itens Número de itens Cotação por item (em pontos)

ITENS DE SELECÇÃO
· escolha múltipla;
· associação / correspondência;
· ordenação.
6 a 12
2 a 4
4 a 6
4 a 6
ITENS DE CONSTRUÇÃO
· resposta curta;
· resposta restrita;
· resposta extensa.
6 a 12
2 a 6
4 a 8
10 a 12 ou 30
NOTAS:
Alguns dos itens de escolha múltipla, de associação / correspondência e de resposta curta podem apresentar-se
sob a forma de tarefas de completamento.
Alguns dos itens de resposta curta e de resposta restrita podem apresentar-se sob a forma de tarefas de
transformação.
Os alunos não respondem no enunciado do teste. As respostas são registadas em folha própria do
estabelecimento de ensino em que é realizado o teste.
A grelha de classificação disponibilizada permite aceder a subtotais relativos aos domínios e às
competências avaliados. Pretende-se, desta forma, fornecer informação relevante aos docentes, para
que estes possam desenvolver estratégias de actuação específicas em cada domínio e competência.
Cumulativamente, a divulgação destes resultados, por domínio e competência, aos alunos pode
constituir um factor de regulação das suas aprendizagens.
Juntamente com a grelha de classificação, será disponibilizado um guião de análise de resultados.
Este guião fornecerá linhas de leitura que poderão orientar a interpretação dos resultados do teste. A
análise permitirá fundamentar tomadas de decisão para posterior intervenção didáctica.

MATERIAL

Os alunos apenas podem usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével,
azul ou preta.
Não é permitido o uso de dicionário.
Não é permitido o uso de corrector.

DURAÇÃO

O teste intermédio tem a duração de 90 minutos, não podendo a sua aplicação ultrapassar este limite
de tempo.
língua portuguesa ;

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